Pensamentos líquidos 102

Obama, Nobel da paz?

Um Nobel da paz atribuído a Obama deixar-me-ia contente. Quando, depois de dois mandatos, ou até antes, os actos e as ideias por ele defendidas mostrassem como ele era meritório deste tipo de reconhecimento.

Mas esta atribuição, agora, não me deixou, realmente, contente. Eu acho que este foi o dia em que a Academia decidiu armadilhar um bocadinho mais o percurso de Obama (e.g.). Um caminho que, convenhamos, não é fácil.

Mas, na verdade, o que mais me irrita na atribuição deste prémio são as condições criadas para a crítica fácil. Para o “não sei o que é que ele fez em menos de um ano”, ou para “há tantas pessoas por aí a lutar há tantos anos”, ou ainda para “Ele não é assim tão bom, a comparação é que era demasiado má”. Porque todas estas afirmações podem até ser verdade, mas o prémio foi-lhe atribuído sem ele o solicitar e agora mais do que a crítica à academia, parece fazer-se a crítica aos “small achievements” de Obama. Porque não foram “small”.

E, no entanto, eu acredito. Acredito que, ainda assim, Obama irá estar à altura das expectativas que criou sobre si. E acredito, ademais, que ele É, mesmo hoje, digno do prémio. Mas esta pressão extemporânea e este convite à crítica eram tudo menos necessários.

3 comentários:

Louis disse...

Para o proximo ano vou enviar a minha proposta de tese ao Sveriges Riksbank e dizer-lhes que tenho de receber um Nobel porque daqui a 30 anos vou ser uma super-estrela e não vale a pena eles adiarem o prémio.

F disse...

Fair enough. Mas se reparares o meu primeiro argumento não é esse. Eu só quis dizer que, atribuído o prémio (a palermice está feita e o Obama não tem culpa), eu acredito que o percurso dele vai mostrar que seria merecido.

Bem-vindo de volta aos meus comentários! :-)

Louis disse...

Ja se sabe quem ganhou o nobel de Economia este ano!!!! Vejam aqui:

http://gregmankiw.blogspot.com/2009/10/first-year-grad-student-wins-nobel.html