Pensamentos líquidos 34

Educação novamente


Já deve ter dado para perceber que a minha irmã frequenta o 12º ano. Um ano importante, certo?

Mais ou menos a meio do primeiro período, começou a suspeitar-se que a média de entrada no ensino superior pudesse ter outro cálculo por via da parte relativa à média do ensino secundário: era dado como certo que a nota de Educação Física não entrava nessa média. Ora, começou, como disse, a suspeitar-se que pudesse não ser assim. Várias tentativas de re-ganhar certeza no conhecimento das regras através da escola foram em vão. Foi necessário contactar a DRE, que respondeu com a base legal na qual, dificilmente se percebia que, de facto, a nota de Educação Física entrava no cálculo da média de secundário. Sem entrar na questão de perceber se isso faz ou não sentido, quero destacar a informação difusa, para não lhe chamar sonegação de informação que proliferou e, fundamentalmente, a falta de “certeza legal”. Pode ser mania minha, mas eu acho que os alunos não devem ter que jogar à apanhada nestas coisas.

O caso começou a difundir-se e as novidades são agora curiosas: a meio de um ano lectivo propôs-se que, afinal, a nota de Educação Física entra na média do ensino secundário caso o aluno queira! Um erro, tentativamente, abafado por uma maneira de acalmar ânimos. Muito bem! Parabenizo todos aqueles que não sabem o que é certeza legal. E peço para irem festejar para um sítio onde não afectem ninguém, s’il vous plait. E, já agora, tenham vergonha na cara.

E porque apanho isto a jeito. Soube hoje que não é permitido aos alunos levarem comida ou bebidas para os exames. Acho bem. Eu também gosto de trabalhar sequiosa e desidratada, principalmente quando me exigem o melhor e disso depende o meu futuro e, mais ainda, quando os exames são às 11.30 e de matemática.

Pois, vergonha nas vossas carinhas e, principalmente, um bocadinho de RESPEITO.

P.S. Deixo a TLEBS para outro dia, ok?

Sem comentários: