Pensamentos líquidos 44

Símbolos

Quando olho o que leio, tudo me faz sentido. A junção de letras em palavras. A semântica para as frases. Tudo é coerente. Lógico. Legítimo. Sei que tudo não passa de uma sequência de símbolos.

Quando vejo pautas, no fundo nada mais que rectas paralelas, e olho as notas de música é evidente o que aquilo traduz. Mais do que isso. Aquilo que é. E isto mesmo com claves de dó.

Mas quando estou nas aulas de econometria ou quando olho para os meus papers cheios de expressões, pejadas de somatórios, integrais, letras gregas, só tenho vontade de rir. Nada daquilo faz sentido. Sei o que cada um significa. Sei que são símbolos. Mas, para mim, não têm significado nenhum.

Entretanto percebi. A minha mente compreende o uso da simbologia, reconhece-a em tudo, mas não percebe todas as conjunções de símbolos. E na matemática, percebi-o há algum tempo, a sequência dos símbolos deixou de fazer sentido. Para mim. E se isto me atormenta por motivos muito pragmáticos e por limitação de possibilidades, faz-me sempre pensar. Se tenho que perder o entendimento de alguma lógica simbólica, então que seja a da matemática. Gosto mais das outras.
a

Sem comentários: