Pensamentos líquidos 54

Tour de France

Já escrevi demasiado sobre ciclismo por isso não me vou alongar muito. Já disse o importante, que mantenho. Há uma perseguição ao ciclismo e aos ciclistas. Que não é bem o mesmo que uma perseguição ao doping. Há também uma hipocrisia gritante nestes escândalos todos. Advogam um ciclismo “limpo” e continuam a insistir em provas desumanas.

Por isso tudo, não me venham dizer que estão no caminho certo nesta tentativa de incriminar todos os ciclistas… Sabem qual foi já o resultado, não sabem? O line-up deste tour era – sem desprimor para estes ciclistas –, mas era… patético. E só este line-up justifica que agora o camisola amarela seja Michael Rasmussen, um ciclista interessante mas que, novamente sem desprimor para ele, nunca ganharia um tour em condições normais. Dos primeiros dez, eu arriscaria dizer que só o Alberto Contador (2º) pode vir a ser um ciclista mais “excepcional” (e dos 24 anos que tem, só o futuro o poder provar); todos os outros são ciclistas interessantes mas não excepcionais. E só há uma razão para isto: conseguiram indiciar todos os ciclistas mais excepcionais que encontraram, enquanto vomitavam suspeitas de doping para todos os lados.

Muitos ciclistas continuam a defender a sua inocência (muito renitente em utilizar esta palavra porque provavelmente nem é disso que se trata) e muitos vieram afirmar que já se doparam durante a sua carreira. Agora tirem as vossas ilações…. o que me parece inegável é que não podem ser só os ciclistas a agir mal…

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Rita. Não sabia que te interessavas tb por ciclismo que é a minha grande paixão desportiva (nós conhecemos de outra lide mais tenística - o Milimbledon).

Acho teu ponto de vista muito interessante e um bocado contra a corrente do momento o que é sempre bom. De qualquer forma não é para falar disto (que dava para um blog) que queria comentar.

É mais para defender um dos corredores do top 10 que consideraste mediano...O Cadel Evans é um ciclista fabuloso com presenças no Top 10 dos últimos 4 anos do Tour. Tendo em conta que o próprio Contador é apontado como tendo sido um produto do médico Fuentes, o Evans acaba por ser o ciclista alegadamente "limpo" mais bem posicionado.

E é fantástico.

F disse...

Eu não quis menosprezar aqueles ciclistas. A sério. Até porque, na verdade, me agrada particularmente o Popovych, um dos dez primeiros. E porque acho o ciclismo revelador de um esforço a tender para o sobre-humano.

Mas de se ser um ciclista interessante a ser um daqueles muitos especiais ainda vai uma distância. Eu tinha em mente pessoas mais... excepcionais - o Armstrong inevitavelmente, o Ullrich, talvez o Basso, o Pantani, o Indurain...

É talvez injusto, mas é um bocadinho aquilo a que chamo a "sina de Grant Hackett". Não tivesse existido um Ian Thorpe e o Grant Hackett seria um ídolo enorme, um nadador brilhante, um recordista do mundo, mas depois do Ian a fasquia de comparação foi, simplesmente, demasiado elevada.

E é neste sentido que eu não os acho brilhantes, mas o que disseste é inegável. O Cadel Evans sempre teve performances muito acima da média, mas continua, para mim a ser só (?!) um ciclista... interessante.

F disse...

Ah, obviamente, bem-vindo ao blog!