Poemas 17

Em mim

Se te pudesse ter num sítio qualquer,
onde te quereria ver?

numa paisagem idílica sem passado,
a olhar a veracidade de um quadro,
a correr a vida quase indiferente,
para que a dor te fosse ausente?
ou numa realidade concretizada
perto de tudo e a ser nada
só porque o medo que me assiste
é perene, não desiste
mesmo que seja desadequado
e me reduza indelicado
a julgar-te pela representação
em vez da tua verdadeira concepção?

Mas seriam mentiras se as criasse
as esperanças de outra face
para te ver num sítio perfeito
em que só tu fosses o eleito
para uma felicidade indiscreta,
impossível de tão concreta,
divina de tão obscena
pura concretização plena...
Quereria saber-te feliz
independentemente do que diz
a minha vontade egoísta
só em miragem minha conquista.

E ainda assim,
se te pudesse ter num sítio qualquer,
quereria, egoísta, ter-te em mim...

[Setembro de 2005]

Sem comentários: